Não Vou Gerar a Minha Energia em Dias Nublados?

Esse é um dos questionamentos mais utilizados por clientes que estudam a implementação de microgeração de energia solar fotovoltaica em seus estabelecimentos. A resposta para essa pergunta não é tão simples assim, vejamos:

  1. Os módulos fotovoltaicos são compostos pela junção de células fotovoltaicas que convertem a luz do sol em eletricidade, ou seja, com a incidência da luz, uma corrente e uma diferença de potencial é estabelecida. Quanto maior a quantidade de radiação disponível, maiores serão os valores de corrente e tensão;
  2. A energia elétrica fornecida pelos módulos fotovoltaicos em funcionamento é em corrente contínua. Para que você a utilize é necessário possuir equipamentos que trabalhem com corrente contínua ou possuir um equipamento (inversor) que converte o sinal contínuo da eletricidade em um sinal senoidal (corrente alternada) de acordo com a grande maioria de equipamentos elétricos comercializados no mercado. Dessa forma, podemos estabelecer a seguinte relação: Necessito de um inversor, que para entrar em funcionamento necessita de um valor “X” de energia elétrica, bem como os valores de tensão e de corrente fornecidos pelos módulos fotovoltaicos aumentam e diminuem conforme a quantidade de luz disponível;
  3. Conclui-se que, um bom projeto elétrico deve levar em consideração a energia elétrica que os módulos fotovoltaicos fornecerão para que o inversor entre em funcionamento, tanto em dias lindos e ensolarados como em dias nublados e até mesmo chuvosos.

5Assumindo a ideia de que um bom projeto elétrico foi realizado, a resposta é SIM. Você vai gerar a sua energia elétrica com o seu sistema de energia solar em dias nublados!

Embora seja menos eficiente, gerando entre 10% e 25% da sua capacidade normal, a energia solar fotovoltaica ainda gera energia nesses dias. A menor geração nos dias nublados é compensada pela energia gerada em excesso nos dias de maior insolação. Os créditos gerados são usados quando a geração for menor ou durante a noite quando não há geração. No projeto do sistema são considerados os dados históricos atmosféricos da localidade onde será instalado o sistema. Assim, o balanço anual de geração do sistema fica próximo do esperado.

Mas não esqueça, você deve confiar em profissionais especializados nessa área (Engenheiros de Energia), pois diversos detalhes de projeto e instalação podem sim dar uma enorme dor de cabeça. FICA A DICA!

EQUIPE SUSTENTÁVEL & CIA – www.sustentavelecia.eng.br

Anúncios

Autor: Sustentável & Cia

A Sustentável & Cia é uma empresa de Engenharia cujo objetivo principal é o de contribuir com o planeta através de soluções inovadoras voltadas para a sustentabilidade. Contato: contato@sustentavelecia.eng.br e vendas@sustentavelecia.eng.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s