Quero um orçamento para energia solar fotovoltaica, mas tenho que enviar minha última conta de energia elétrica, por quê?

O interesse sobre energia solar fotovoltaica cresceu muito nos últimos anos, assim como o valor cobrado pelas distribuidoras pelo consumo da sua energia elétrica. Diariamente, milhares de pessoas entram em contato com empresas do setor de energia solar a procura de um orçamento. Será que é muito caro? Posso pedir um sistema simples e barato para começar a gerar minha energia? Isso funciona mesmo?

Esses são alguns exemplos de questionamentos frequentes das pessoas quando solicitam um orçamento para um sistema de energia solar fotovoltaica. Na hora de pedir o orçamento, muitos indicam a metragem quadrada de suas residências, outras fornecem um valor estimado de consumo (ex: 300kWh/mês), bem como outras informações diversas.

Então a empresa retorna ao cliente e não informa os valores de investimento tão esperados, mas sim lhe solicita a cópia de sua última conta de energia elétrica. Por que isso?

20180324_212633_0001

Vamos então listar algumas razões que justificam essa solicitação por parte das empresas do setor de energia solar:

  1. Fornece o endereço completo do cliente, assim é possível visualizar, via imagens de satélite, quais são os locais disponíveis para a instalação dos equipamentos, inclusive realizar medições de área, orientação solar e possíveis obstáculos que possam afetar o desempenho adequado dos módulos fotovoltaicos, etc.
  2. Fornece o histórico de consumo dos últimos 12 meses, bem como a forma com que o cliente é atualmente atendido (baixa tensão ou média tensão – monofásico, bifásico ou trifásico). Isso é muito importante para se fazer um cálculo da média de consumo anual adequada. Você sabia que a taxa mínima cobrada pela distribuidora de energia é diferente para cada caso? Por exemplo: Joãozinho é atendido em baixa tensão com rede trifásica. A taxa mínima dele será de 100kWh x o valor cobrado por kWh consumido e Joãozinho não só paga como tem disponível esses 100kWh por mês para consumir. Pensava que era uma média simples? Sendo assim, a média anual de geração de energia solar fotovoltaica deve atender a esses requisitos para que o cliente comece a pagar somente o mínimo exigido pelo tipo de ligação a que está conectado.
  3. Fornece o valor do kWh cobrado pela distribuidora de energia elétrica e os impostos como ICMS, PIS/PASEP, COFINS, etc. Algumas distribuidoras colocam o valor do kWh já com os impostos embutidos, já outras não. As empresas utilizam esses dados para comparar os valores gastos com consumo de energia elétrica no passado e fazer uma estimativa de valores que serão economizados através da geração de energia solar fotovoltaica e assim encontrar a melhor relação custo benefício.

Essas informações contidas na conta de energia elétrica do cliente, aliadas às características de funcionamento dos equipamentos a serem escolhidos pelo projetista solar, resultam em um orçamento adequado.

Retomando aos questionamentos iniciais. Atualmente, é possível adquirir um kit completo de energia solar fotovoltaica com um investimento de menos de 5.000,00 reais, ou seja, você pode sim ter um sistema simples para começar a gerar a sua própria energia elétrica e, com certeza, essa tecnologia funciona muito bem. Entretanto, a economia gerada mensalmente por esse sistema simples pode ser insuficiente para se obter um retorno do investimento adequado. Mesmo que os equipamentos durem no mínimo 25 anos, você não quer levar 10 anos para pagar o valor investido no sistema, não é mesmo? O importante é você investir o menor valor e obter a maior economia possível, até porque você continuará pagando energia elétrica para a distribuidora (sistemas on-grid).

Como visto nesse post, a conta de energia elétrica do cliente é fundamental para um bom investimento, pois o mito “zerar a conta de luz” é irrelevante comparado ao fator “retorno do investimento“.

Mas não esqueça, você deve confiar em profissionais especializados nessa área (Engenheiros de Energia), pois diversos detalhes de projeto e instalação podem sim dar uma enorme dor de cabeça. FICA A DICA!

EQUIPE SUSTENTÁVEL & CIA – www.sustentavelecia.eng.br

 

Autor: Sustentável & Cia

A Sustentável & Cia é uma empresa de Engenharia cujo objetivo principal é o de contribuir com o planeta através de soluções inovadoras voltadas para a sustentabilidade. Contato: contato@sustentavelecia.eng.br e vendas@sustentavelecia.eng.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s